Carrinho 0

A Baby Pima Brasil apoia a Semana Mundial da Amamentação!

aleitamento

O que é a SMAM?

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) surgiu em 1992 para dar visibilidade e incentivar o aleitamento materno em todo o planeta, conscientizando sobre sua importância para a saúde do recém-nascido e da mamãe. É promovida pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, na sigla em inglês), uma rede de pessoas e organizações dedicadas à proteção e ao suporte à amamentação, que conta com o apoio de entidades como UNICEF e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar do trabalho contínuo, dados da OMS apontam que apenas 40% das crianças têm amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida. Apoiar a campanha mundial de incentivo à amamentação materna é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021

SMAM 2021 Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos

Proteger a Amamentação: uma Responsabilidade de Todos é o tema da SMAM 2021, que acontece de 1 a 7 de agosto. A campanha deste ano ressalta que resguardar e incentivar o aleitamento materno é uma questão de saúde pública que exige esforço compartilhado. No atual contexto da COVID-19, é mais importante do que nunca que governos e outros parceiros trabalhem juntos para implementar políticas que ajudem a criar um ambiente favorável à amamentação.

O aleitamento materno é a base da vida e contribui para a saúde, a nutrição e a segurança alimentar, a curto e a longo prazo, tanto em situações normais como em emergências. É um direito humano que precisa ser respeitado, protegido e cumprido, pois garante a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e de suas famílias.

 Objetivos Semana Mundial Aleitamento Materno 2021 SMAM Amamentação

O Movimento no Brasil

As ações da SMAM no Brasil acontecem desde 2007 e são coordenadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Uma lei sancionada pelo Congresso Nacional em 2017 instituiu agosto como o Mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado. Durante todo o mês, prédios públicos devem ser iluminados com a cor dourada, simbolizando que o leite materno é um alimento de ouro para as crianças!

Relembrando as edições anteriores

SMAM 2020
O tema de 2020 foi: Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável - Amamentar é um excelente exemplo das profundas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas da natureza. Uma reflexão como o aleitamento materno é natural, renovável e ambientalmente seguro. Proteger, promover e apoiar a amamentação aborda as desigualdades que impedem o desenvolvimento sustentável.

 

SMAM 2019O tema de 2019 foi: Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação - Hoje e para o futuro! Enfatizou a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade. O ato de amamentar fica mais fácil quando a mãe recebe ajuda de pessoas próximas, em especial de seu companheiro.


 

SMAM 2018
O tema de 2018 foi: Amamentação: a Base da Vida e visou reforçar que o leite materno previne a desnutrição, garante a segurança alimentar dos lactentes e contribui para a redução da pobreza, especialmente em tempos de crise e desigualdade social. É o mais barato (gratuito, na verdade!) e nutritivo alimento para o recém-nascido.

 

 

Confira outras reportagens especiais do blog da Baby Pima sobre amamentação:

  • Principais cuidados com a amamentação do bebê
  • Qual o sabor do leite materno?
  • Os benefícios do aleitamento materno
  • Dicas para a hora de amamentar
  •   

    Para saber mais:

  • IBFAN - Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar
  • Aleitamento.com - Portal para a Ciência da Amamentação
  • World Breastfeeding Week
  • WABA - World Alliance for Breastfeeding Action


  • Postagem anterior Postagem seguinte


    • Pérola em

      A divulgação deste movimento é super importante! Obrigada Baby Pima pelo engajamento!


    Deixe um comentário

    Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados