Carrinho 0

A Baby Pima Brasil apoia a Semana Mundial da Amamentação!

aleitamento

Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação - Hoje e para o futuro! é o tema da Semana Mundial da Amamentação 2019! A campanha acontece durante os dias 1 e 7 de agosto e quer mostrar a importância do envolvimento de pais e familiares no apoio ao aleitamento materno.

O ato de amamentar fica mais fácil quando a mãe recebe ajuda de pessoas próximas, em especial de seu companheiro.

"Os casais precisam concordar com os objetivos da amamentação e se comunicar bem uns com os outros, especialmente quando há desafios para a amamentação. Os pais / parceiros podem aprender sobre amamentação, fornecer apoio emocional, compartilhar tarefas em casa, cuidar e brincar com seus bebês."

Pais, familiares, amigos, empregadores e comunidade são fundamentais para criar um ambiente propício que permita à lactante manter o leite materno como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida do bebê e como alimentação complementar até a criança completar dois anos de idade. Estudos mostram que iniciativas como licença-paternidade de maior duração e locais de trabalho com creches que permitem interação entre mãe e filho ajudam a aumentar a chance de o neném ser amamentado por mais tempo.

Semana Mundial de Amamentação Materna 2019 SMAM

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) surgiu em 1992 para dar visibilidade e incentivar o aleitamento materno em todo o planeta, conscientizando sobre sua importância para a saúde do recém-nascido e da mamãe. É promovida pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, na sigla em inglês), uma rede de pessoas e organizações dedicadas à proteção e ao suporte à amamentação, que conta com o apoio de entidades como UNICEF e Organização Mundial da Saúde.

Apesar do trabalho contínuo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que apenas 40% das crianças têm amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida.

O Movimento no Brasil

As ações da SMAM no Brasil acontecem desde 2007 e são coordenadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Uma lei sancionada pelo Congresso Nacional em 2017 instituiu agosto como o Mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado. Durante todo o mês, prédios públicos devem ser iluminados com a cor dourada, simbolizando que o leite materno é um alimento de ouro para as crianças!

Como foi a SMAM em 2018?

O tema de 2018 Amamentação: a Base da Vida - visou reforçar que o leite materno previne a desnutrição, garante a segurança alimentar dos lactentes e contribui para a redução da pobreza, especialmente em tempos de crise e desigualdade social. É o mais barato (gratuito, na verdade!) e nutritivo alimento para o recém-nascido!

Ao longo das próximas semanas, publicaremos mais matérias com informações sobre aleitamento materno! Fique ligada!

 #SMAM2019

PARA SABER MAIS:
www.aleitamento.com
worldbreastfeedingweek.org

Confira outras reportagens especiais do blog da Baby Pima sobre amamentação:
Os benefícios do aleitamento materno!
Dicas para a hora de amamentar!



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados