Carrinho 0

Como cuidar de bebês gêmeos

cuidados com bebê

Como cuidar de bebês gêmeos é a principal preocupação dos pais de primeira viagem. Já na primeira ultrassom, ouvir os batimentos cardíacos do bebê é muito emocionante, mas quando se descobre que, em vez de um, são dois bebês? Um misto de sentimentos de alegria e preocupação podem afligir os recém-papais. Afinal, todo o trabalho e tempo direcionados à criação e cuidado do bebê serão dobrados!

Para te ajudar a tornar a rotina com os gêmeos mais fácil, separamos algumas dicas que vão fazer o seu dia a dia com as crianças mais simples. Leia e entenda!

Veja como cuidar de bebês gêmeos de forma prática

Entenda que eles são diferentes

Apesar de nascerem e dividirem a barriga por nove meses, os gêmeos são indivíduos distintos entre si, por isso, a primeira dica a se considerar é entender que eles são seres únicos, que apresentam distintas personalidades e sentimentos. Isso fará com que você os compreenda melhor!

Mantenha a figura paterna presente

Ter o pai presente é muito importante para que as crianças se acostumem com essa figura na casa e também possam se acalmar e aceitar as atividades com ele. Dessa forma, é possível que ambos consigam cuidar dos bebês da mesma maneira, dividindo as tarefas igualmente.

Atenda primeiro o que demonstrar maior desconforto

Dicas amamentação bebê recém-nascido livre demandaOs bebês gêmeos tendem a chorar em conjunto, mas nem sempre isso significa que ambos precisem de um atendimento urgente. Obviamente, não se deve deixar os bebês chorando, mas caso você só possa atender um, atenda quem estiver mais incomodado. O outro bebê pode estar chorando só porque ouviu as exaltações do irmão! 

É possível tratar das necessidades do mais irritado e colocar o outro em uma cadeira de balanço para se acalmar, por exemplo. Para isso, sempre verifique, primeiramente, as fraldas e se está no horário de mamar ou dormir.

Diferencie um do outro

Muitos bebês gêmeos são tão iguais que fica difícil diferenciá-los. Para ter certeza de que está cuidando de ambos igualmente, utilize alguma pecinha de roupa diferente. No caso das meninas, é possível usar brincos distintos, por exemplo.

Crie uma rotina

A rotina é a principal aliada dos pais de bebês gêmeos. Por isso, estabeleça hábitos e tente cumpri-los para fazer com que as crianças entendam que há tempo para cada atividade. Isso mantém os bebês mais calmos e tranquilos.

Tenha uma rede de apoio

Ter uma rede de apoio é crucial para cuidar de gêmeos. Nesse sentido, aceite a ajuda de amigos e familiares para que você consiga descansar e cuidar de si também!

Viva na prática

A maternidade é cheia de teorias, muitas são simples de serem aplicadas, mas outras nem tanto. Principalmente quando se trata de cuidar de gêmeos, viva o que funciona para vocês! No cuidado de bebês nem sempre há o que é certo ou errado. Por isso, use o que se adequa melhor a vocês e sua rotina!

Leia sobre a amamentação para gêmeos

Amamentar nem sempre é tão simples como parece, imagine ter de alimentar dois? Nesse sentido é muito importante que a mãe leia bastante sobre o assunto. Além disso, veja qual o melhor horário para amamentá-los, se será ao mesmo tempo ou um em cada horário. De qualquer forma, teste estratégias para entender qual será a mais adequada a sua rotina!

Ter filhos gêmeos é um desafio que se vence a cada dia com trabalho em grupo, rotina e muito amor. Se você foi presenteado com dois bebês, aproveite essa fase! Apesar de trabalhosa, passa muito rápido e o que restará será a memória dos bons momentos em família.

Por isso, siga as nossas dicas, compartilhe este artigo e ajude outras pessoas a entenderem melhor como cuidar de bebês gêmeos.

Texto: Andreza Almeida, bióloga, redatora e educadora perinatal

Foto: Master1305 / Freepik

Veja outras dicas sobre cuidados com o bebê no Blog da Baby Pima:



Postagem anterior


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados