Carrinho 0

Como cuidar dos cabelos durante a gravidez?

gravidez

O cabelo muda durante a gravidez? O que muda?

O cabelo da futura mamãe precisa de cuidados especiais durante a gestação! Em geral, é um período benéfico para os fios. As variações hormonais e o metabolismo mais acelerado fazem com que eles cresçam mais rápido e caiam menos - e, assim, fiquem mais volumosos. O aumento de estrogênio na circulação também ajuda: ele age diretamente nas glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade e o brilho dos fios. Mas cada organismo reage de uma maneira às mudanças e, em algumas gestantes, os cabelos podem ficar mais ressecados e frágeis. Isso acontece porque os fios costumam perder nutrientes, que são redirecionados para o feto - em especial, a queratina. Proteína essencial para a saúde das madeixas, ela ajuda no surgimento das unhas e do cabelo do bebê.

Por que gestante não pode usar química no cabelo?

As grávidas devem evitar ao máximo usar produtos químicos no cabelo. Seus componentes passam com facilidade do couro cabeludo para a corrente sanguínea da mãe e, consequentemente, para a placenta. O primeiro trimestre da gestação, quando os órgãos e tecidos começam a se formar, é o momento mais crítico, e a exposição a produtos nocivos pode afetar diretamente o desenvolvimento do feto. A amônia e o formol, ingredientes altamente tóxicos muito comuns na composição de tinturas e da famosa escova progressiva, são os principais vilões e devem ser abolidos até o final da amamentação.

Como cuidar dos cabelos na gestação

A partir do quarto mês, a gestante está liberada para usar produtos com componentes menos invasivos, como xampus tonalizantes, tinturas sem amônia e henas naturais. Para disfarçar os fios brancos, uma boa opção é a realização de luzes, técnica permitida se a química não entrar em contato direto com o couro cabeludo. O ideal é aplicá-la o mais distante possível das raízes dos fios e se proteger com uma touca. Na dúvida, leia com atenção os rótulos dos produtos e converse com seu médico obstetra antes de fazer qualquer procedimento!

Como então deixar os cabelos bonitos durante a gravidez?

Manter o corte em dia e caprichar nos tratamentos hidratantes ajudam a manter a vitalidade dos cabelos. Como os fios crescem mais rápido nessa época, indica-se aparar as pontas a cada três meses para que fiquem saudáveis. Ajuda também escolher um corte prático, que não dê tanto trabalho de manutenção no dia-a-dia. Os na altura dos ombros costumam ser os preferidos das gestantes.

Abuse da hidratação com máscaras capilares e cremes noturnos à base de ingredientes naturais, como queratina, aminoácidos, vitaminas B e E, ômega 3 e 6, macadâmia, óleo de girassol, figo, tutano e quinoa. Cauterização e botox capilar são tratamentos livres de substâncias tóxicas que selam a cutícula dos fios, evitando o ressecamento. Não faltam opções para escolher, peça indicação para seu cabeleireiro!

Tomar bastante água e água de coco e manter uma alimentação saudável também são uma boa pedida para fortalecer os fios! Inclua no cardápio frutas, verduras e alimentos ricos em cobre, zinco, ferro, vitamina B12, iodo, proteínas e minerais. Evite enlatados, embutidos, sal, açúcar, refrigerantes e álcool. O consumo de vitaminas, receitado pela maioria dos obstetras, ajuda a manter os cabelos em ordem.

Foto: Freepik

Confira outras dicas de cuidados na gestação:

Como medir o tempo da gestação?
Como evitar pernas e pés inchados durante o Verão?
Qual a melhor posição para a grávida dormir?
Quais são os benefícios do Pilates durante a gestação?
Os sons e o vínculo afetivo durante a gravidez

A importância da música durante a gestação
Qual o sabor do leite materno?
Os benefícios do aleitamento materno
Dicas para a hora de amamentar
A Baby Pima Brasil apoia a Semana Mundial da Amamentação!



Postagem anterior


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados