Carrinho 0

Como dar banho no bebê recém-nascido!

cuidados com bebê

O recém-nascido quase não se suja, mas tomar banho é super importante para ele ficar fresquinho e relaxado!

Confira alguns cuidados para esse momento tão especial de interação e carinho!

  • Por conta de sua delicada pele ainda em formação, apenas um banho por dia é suficiente nos primeiros meses de vida. Se fizer calor e o bebê suar excessivamente ou se houver algum "acidente" com cocô ou gorfo, é aconselhável dar um segundo banho - e, mesmo assim, usando menos ou quase nada de sabonete para diminuir o ressecamento da pele.

  • Não existe um horário ideal para dar banho no neném, cada família tem seu ritmo e seus hábitos. O pai pode ajudar a mãe ou até assumir essa tarefa sozinho para aumentar os laços afetivos com a criança.

  • Existem vários tipos de banheiras para bebês, de diferentes tamanhos e formatos, mas alguns pais preferem usar baldes. Especialistas afirmam que o banho no balde faz o recém-nascido relembrar da posição que costumava ficar no útero da mãe, com braços e pernas mais encolhidinhos. Isso o ajuda a relaxar e até a diminuir eventuais cólicas. Independente do modelo escolhido, o importante é o bebê ficar confortável e o adulto conseguir dar o banho com segurança. Jamais deixe-o sozinho na água nem por um milésimo de segundo!

Como dar banho no bebê recém-nascido

  • Tente deixar tudo pronto antes do banho. Feche portas e janelas para manter o ambiente aquecido e evitar correntes de ar.
  • Separe sabonete, toalha, fralda, roupinha, pomada contra assaduras e hidratante. Use sabonetes específicos para bebês, pois eles agridem menos a pele. Os mais práticos são os líquidos do tipo "dois em um", sabonete e xampu ao mesmo tempo. Massagear a pele após a lavagem com óleo ou hidratante infantil ajuda a mantê-la saudável!

  • Faça uma pré-higienização dos genitais do bebê com algodão ou lenços umedecidos antes de iniciar o banho. O objetivo é não contaminar a água da banheira com restos de fezes, urina ou comida. Se ele gorfar, fizer xixi ou cocô durante o banho, troque toda a água e comece tudo de novo.

  • Sempre teste a temperatura da água mergulhando seu braço nela ou usando um termômetro - ela deve estar morninha, em torno de 36° C. Movimente a água de um lado para o outro para garantir que a temperatura esteja uniforme e, se necessário, complete com mais água fria ou quente. Só coloque o neném na banheira depois de fechar a torneira ou chuveiro, pois a temperatura pode mudar ou você se enganar na profundidade.

  • Encha a banheira com uma quantidade suficiente para cobrir o bebê até os ombros para ele não sentir frio. Ele deve ficar quase sentado na banheira, numa inclinação de cerca de 45 graus, com a cabecinha elevada e as costas apoiadas no braço do adulto que o segura. Ao virá-lo de bruços, a posição é semelhante, com o peito apoiado no braço do adulto. Comece ensaboando a cabeça, enxaguando com muito cuidado para não molhar o ouvido. Depois, lave o restante do corpo até chegar nos pezinhos.

  • O banho não pode demorar muito! Como perde calor muito rápido, o bebê deve sair da água direto para toalha, ser bem seco e vestido o mais rápido possível. Toalhas-fralda com capuz - aquelas revestidas com tecido de fralda em um dos lados - são as mais indicadas para mantê-lo quentinho durante a secagem e evitar resfriados!

 

Foto: Freepik


Veja outras dicas sobre maternidade:

Como evitar pernas e pés inchados durante o Verão!
Você sabe como medir o tempo da gestação?
Os benefícios do aleitamento materno
Dicas para a hora de amamentar
Qual a melhor posição para a grávida dormir?
Os benefícios do Pilates durante a gravidez
A importância da música durante a gestação
Os sons e o vínculo afetivo durante a gravidez 



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados