Carrinho 0

Como é a gravidez no Inverno?

A estação mais fria do ano está às portas, e você que está grávida anda preocupada em como é a gravidez no Inverno? Se sim, este artigo é para você. Conheça as peculiaridades de estar grávida nessa estação do ano, incluindo as vantagens, desvantagens e cuidados importantes. Entenda melhor abaixo.

Gravidez no Inverno: Vantagens e desvantagens

Menos enjoos

Os enjoos dos primeiros meses devem continuar mesmo no Inverno, contudo, os desconfortos causados pelo calor em excesso e queda da pressão arterial tendem a se reduzir por conta da diminuição da temperatura nessa estação.

Redução do inchaço

O inchaço, comum na gravidez, é causado pela dilatação dos vasos sanguíneos. No Inverno, para minimizar a perda de calor, os vasos se encontram mais comprimidos, reduzindo o inchaço.

Sono adequado

Dormir no calor, principalmente durante a gravidez, nem sempre é agradável. Por isso, mulheres que estão grávidas no Inverno tendem a ter um sono mais adequado.

Pele sem manchas

O surgimento de manchas na pele é comum durante a gravidez. Tal característica pode acontecer, principalmente, pela constante incidência solar na cútis. No Inverno, a exposição solar é menor, por isso, o risco do aparecimento de manchas é reduzido.

Ressecamento da pele

Gravidez no Inverno vantagens desvantagens o que fazerDurante o Inverno, é comum que a pele fique mais seca. Por isso, é muito importante que a gestante mantenha a hidratação frequente para evitar rachaduras e descamações.

Outro ponto de atenção é que a pele mais ressecada tem maior tendência ao desenvolvimento de estrias. Dessa forma, busque por cremes específicos e reforce o uso nessa estação.

Idas frequentes ao banheiro

No Inverno, o corpo perde menos líquido através do suor. Isso significa que no frio as idas ao banheiro serão mais frequentes, principalmente, para as grávidas na reta final da gestação.

Pressão alta

Para que não haja perda de calor, no Inverno, os vasos sanguíneos tendem a ficar mais comprimidos. Essa peculiaridade causa o aumento da pressão arterial, o que pode ser um fator de risco para gestantes.

Doenças respiratórias

No Inverno, por conta do clima seco e frio, há uma maior incidência de doenças respiratórias. Além disso, por conta da baixa imunidade causada pela gestação, as grávidas estão mais propensas a desenvolver essas doenças.

Cuidados importantes durante a gravidez no Inverno

Evite aglomerações

A aglomeração de pessoas pode ocasionar a disseminação de vírus e bactérias, principalmente no Inverno. Dessa forma, evitar aglomerações é uma das medidas mais eficazes para prevenir o desenvolvimento de doenças respiratórias nessa estação.

Mantenha sua casa arejada

Para minimizar a transmissão de vírus e bactérias é essencial manter a casa arejada. Sendo assim, procure abrir janelas e portas para permitir uma boa ventilação.

Vacine-se contra a gripe

É primordial que a gestante mantenha o seu calendário vacinal em dia, principalmente no Inverno, já que é nessa estação que os casos de gripe são mais frequentes.

Monitore a pressão arterial

Como já dito, a pressão arterial no Inverno tende a aumentar por conta da constrição dos vasos sanguíneos. Dessa forma, é muito importante que a gestante monitore sua pressão frequentemente e esteja atenta a outros sintomas como inchaço súbito e ganho de peso repentino.

Cuide da sua pele

Para reduzir a desidratação da pele é primordial evitar banhos muito quentes e demorados, além de utilizar um bom hidratante, pelo menos duas vezes ao dia. Os cuidados com o rosto devem ser mantidos, mas é interessante dar atenção especial à barriga, coxas e seios, locais com maior propensão ao aparecimento de estrias.

Hidrate-se e alimente-se bem

Para aumentar a imunidade e manter uma boa hidratação, é muito importante se alimentar de forma nutritiva e ingerir uma quantidade adequada de água. Busque alimentos ricos em vitamina C, fontes de ferro, além de verduras e frutas.


A gravidez no Inverno pode ser bastante agradável por um lado, mas também traz algumas desvantagens. Nesse contexto, o mais importante é manter a saúde em dia para lidar melhor com todas as peculiaridades de uma gestação na época mais fria do ano. Por isso, siga as nossas dicas e mantenha-se saudável nessa nova estação!

Texto: Andreza Almeida, bióloga, redatora e educadora perinatal

Foto: Senivpetro / Freepik

Confira mais dicas sobre gestação no Blog da Baby Pima:



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados