Carrinho 0

Como estreitar a relação entre papai e recém-nascido?

cuidados com bebê

Para a mamãe de um recém-nascido, se conectar com o seu bebê é algo mais natural, principalmente por estarem juntos desde a gestação a todo momento. No entanto, como o papai pode ter essa conexão com o seu filho? Entenda abaixo algumas maneiras de estreitar a relação entre pai e filho.

Como o pai pode se conectar ao bebê?

Há diversas formas em que o papai pode se conectar à criança e se tornar um pai mais participativo. Veja quais são elas!

Busque informação

Como melhorar os laços afetivos entre pai e bebê

É muito comum ver mães pesquisando sobre tudo que se refere a bebês desde a gestação, ou até mesmo antes. Isso é importante para assimilarmos melhor a ideia de que estamos esperando um novo ser. Dessa forma, o primeiro passo para começar a se conectar com o bebê é conhecer melhor esse universo.

Por isso, assim como as mães, os pais também precisam aprender mais sobre esse mundo. Pais preparados são muito importantes para dar apoio às mamães no momento do parto e amamentação. Além disso, isso faz com que os papais estejam mais seguros quanto aos cuidados com o recém-nascido.

Desse modo, além de pesquisar bastante na internet por sites confiáveis que abordem o assunto, é muito importante buscar um curso de pais. Diversas instituições disponibilizam essas orientações de forma gratuita, principalmente nas maternidades.

Acompanhe a mamãe nas consultas

Outra forma de entender mais sobre os bebês e o seu desenvolvimento é acompanhando a mamãe nas consultas pré-natal. Nesses encontros é possível tirar todas as suas dúvidas com o obstetra, ouvir o coração do bebê e receber recomendações para manter uma gestação saudável.

Tenha contato com o bebê ainda na barriga

Por volta da 18º semana a mamãe pode começar a sentir o bebê mexendo. Nessa fase o papai deve começar a arriscar fazer carinhos na barriga para tentar sentir o neném.

No sexto mês de gestação o bebê já é capaz de ouvir os sons fora do útero. Nesse momento o papai já pode falar com o neném para que ele comece a conhecer o timbre de voz do pai desde a barriga.

Esteja presente na rotina de cuidados com o bebê

Os primeiros dias do bebê são um período muito intenso, já que todos estão se acostumando à nova rotina. Por isso, é muito importante que o papai seja um participante ativo no dia a dia com o recém-nascido. Isso não só irá fazer a mamãe ter um maior tempo de descanso, como também proporcionará uma melhor relação entre o papai e o bebê.

Dar banho, trocar as fraldas e colocar o bebê para dormir são algumas das atividades que podem ser desempenhadas pelo papai diariamente.

Auxilie a mãe nas mamadas

Quando se fala de amamentação, muitos pensam ser um momento que diz respeito somente à mãe e ao bebê. Em parte, isso é verdade, mas para os pais que querem ser ainda mais participativos, é possível auxiliar a mamãe, inclusive na amamentação.

Preparar o ambiente para a mamada, levar o bebê até a mãe, posicionar a criança na pegada correta e, ao final, colocar o bebê para arrotar, são formas de o pai se conectar com o bebê até no momento da amamentação.

Agora que você, papai, já sabe como se conectar ao seu recém-nascido, não deixe essa fase tão gostosa passar! Por isso, esteja presente desde já na vida do seu pequeno. Com certeza é um investimento de tempo que trará bons frutos à relação de vocês no futuro!


Texto: Andreza Almeida, bióloga, redatora e educadora perinatal

Foto: Freepik

Veja outras dicas do blog Baby Pima sobre cuidados com o bebê:



Postagem anterior


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados