Carrinho 0

Você sabe como medir o tempo da gestação?

dicas gravidez

Saber como calcular o tempo correto da gestação é uma dúvida muito comum das mamães de primeira viagem!

Apesar de popularmente falarmos que uma gravidez dura 9 meses, o consenso entre os médicos é contar o tempo em semanas e não em meses. Como o desenvolvimento do feto e as mudanças fisiológicas na mulher acontecem muito rapidamente, dessa maneira é mais fácil acompanhar a evolução de cada passo da gestação.

A partir de quando começar a contar o tempo de gestação?

É muito difícil saber o dia exato da concepção, mesmo que o casal tenha tido uma única relação sexual no mês que engravidou. Enquanto o óvulo vive por até 24 horas após ser expelido pelo ovário, os espermatozoides podem sobreviver no aparelho reprodutor feminino por até 5 dias - apesar de terem seu ápice de sua vitabilidade nas primeiras 48 horas. Por isso, a janela da fecundação pode acontecer em um intervalo muito variável de mulher para mulher.

Como contar o tempo da gestação

Como a ovulação ocorre geralmente duas semanas após o início da menstruação, os médicos decidiram, então, padronizar o início da contagem da idade gestacional a partir do primeiro dia da última menstruação.

Quando uma gestante diz que está com, por exemplo, 20 semanas de gravidez, o bebê, na verdade, tem cerca de 18 semanas de vida desde o momento em que foi gerado.

 

Se a grávida não lembra a data exata de sua última menstruação, o cálculo pode feito com ajuda de uma ultrassonografia. Na verdade, o exame, que mede o tamanho do embrião ou do saco gestacional, é a maneira mais confiável para estimar quando a gravidez começou e qual será a data prevista para o parto.

Quando irá nascer?

Uma gestação considerada normal - ou "a termo" - dura entre 37 e 42 semanas. Ou seja, a mulher fica grávida de 9 a 10 meses (entenda melhor na tabela no final no texto)! Se a criança nascer antes, é chamada de prematura. Se nascer com mais de 42 semanas, é chamada pós-termo.

A maioria dos partos normais acontecem perto da 40ª semana. Já as cesáreas só podem ser marcadas a partir da 39ª semana, segundo orientação do Conselho Federal de Medicina. É justamente entre as 37ª e 39ª semanas que acontece o desenvolvimento final dos órgãos do bebê, em especial do cérebro, pulmão e fígado.

Para facilitar o cálculo quando te perguntarem de quantos meses você está grávida, use as informações abaixo, que alia semanas, meses e trimestres, outra divisão também muito usada pelas gestantes!

 Tabela Gestacional

Primeiro trimestre
1 a 4 semanas de gestação
1 mês
5 a 8 semanas de gestação
2 meses
9 a 12 semanas de gestação
3 meses
Segundo trimestre
13 a 16 semanas de gestação
4 meses
17 a 20 semanas de gestação
5 meses
21 a 24 semanas de gestação
6 meses
Terceiro trimestre
25 a 28 semanas de gestação
7 meses
29 a 32 semanas de gestação
8 meses
33 a 36 semanas de gestação
9 meses
37 a 40 semanas de gestação
10 meses

 

Foto: Onlyyouqj / Freepik


Veja outras dicas sobre maternidade:

Os benefícios do aleitamento materno!
Dicas para a hora de amamentar!
Baby Pima apoia a Semana Mundial da Amamentação 2018!
Qual a melhor posição para a grávida dormir?
Os benefícios do Pilates durante a gravidez
A importância da música durante a gestação
Os sons e o vínculo afetivo durante a gravidez 



Postagem anterior Postagem seguinte


  • Anne Saito em

    Gostei da matéria. Elucidativa.
    Geralmente parentes e amigos ficam perguntando a data do nascimento do bebê e querem saber de quantos meses a grávida está!?!
    Recomendação – visitar o blog da BabyPima.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados