Carrinho 0

Como o corpo muda durante a gravidez?

gravidez

Gerar uma nova vida faz com que todo o corpo da mulher se modifique para abrigar por nove meses um bebezinho. Por isso, a mamãe pode experimentar diversas alterações em muitas partes do corpo. Quer saber quais são as principais mudanças? Acompanhe a leitura!

Principais mudanças no corpo da mulher durante a gestação

Entenda abaixo quais são as principais mudanças no corpo da mulher durante a gestação e por que elas ocorrem.

Seios

Logo no início da gestação, por alterações hormonais, os seios da mulher começam a se modificar. As mamas podem ficar até três vezes maiores durante a gravidez, se preparando para a produção de leite materno.

Cabelos

Por causa do aumento dos níveis de estrogênio e redução da testosterona, o cabelo da mulher tende a cair menos, ficando mais volumoso e bonito.

Veias e varizes

Com a ação da progesterona e estrogênio as veias tendem a se dilatar, possibilitando um maior fluxo sanguíneo e se tornando mais aparentes.

Inchaço

No final da gestação é comum o aparecimento de inchaço, já que a progesterona facilita a retenção de água. Além disso, com o crescimento do útero, a veia cava tende a se comprimir, desacelerando a circulação e propiciando o acúmulo sanguíneo nas pernas e pés.

Pele

A mulher pode experimentar diversas modificações em sua pele também. Dessa forma, grande parte das gestantes observa mudanças na pigmentação de partes do corpo. Isso se dá pela ação do hormônio melanotrófico que acelera a síntese de melanina. É muito comum também o aparecimento de estrias, que ocorre, principalmente, pelo aumento de gordura corporal sob a pele, causando a distensão das fibras na derme.

Dentes e gengivas

Durante a gravidez ocorre uma diminuição do cálcio. Por isso, é importante estar sempre em dia com as consultas ao dentista para se prevenir contra as cáries. Além disso, com o aumento do fluxo sanguíneo, as gengivas podem ficar mais inchadas e sangrarem com maior facilidade.

Constipação intestinal e hemorroidas

Com a ação da progesterona, os músculos tendem a ficar mais relaxados propiciando o crescimento uterino. Essa mudança pode atingir também o intestino, causando constipação. Além disso, o peso da barriga pode pressionar o intestino e ocasionar o aparecimento de hemorroidas.

O que muda no corpo enquanto a mulher está grávida?

Coluna

A postura das grávidas se modifica por causa do peso corporal. Nos últimos meses é comum perceber uma lordose mais acentuada.

Barriga

Uma das modificações mais evidentes, a barriga, geralmente, começa a aparecer a partir do terceiro mês de gestação. A circunferência abdominal pode variar de acordo com o tamanho do bebê e a quantidade de líquido amniótico.

Nariz

Por causa do aumento do fluxo sanguíneo, as mulheres grávidas podem ter sangramentos nasais com maior frequência, bem como apresentarem mais episódios de congestão nasal.

Olhos

Durante a gestação é comum que os olhos das mulheres fiquem mais ressecados por conta, também, das alterações hormonais.

São muitas as mudanças no corpo da mulher durante a gestação, a maioria dessas alterações são causadas pela ação dos hormônios, aumento do peso corporal e do fluxo sanguíneo.

Saber quais são essas modificações é muito importante para que a mamãe possa entender o que acontece em seu corpo, aceitando a sua nova aparência em uma fase tão incrível na vida de uma mulher!

Texto: Andreza Almeida, bióloga, redatora e educadora perinatal

Foto: Shurkin_son / Freepik

Veja outras dicas sobre gravidez e cuidados com bebê no Blog da Baby Pima:



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados