Carrinho 0

Como vestir o bebê no Inverno?

cuidados com bebê

Para manter o bebê quentinho e saudável no Inverno, é super importante vesti-lo adequadamente e saber identificar se ele não está passando frio ou mesmo calor!

Assim que nasce, o neném precisa se adaptar a um ambiente relativamente mais frio do que o útero materno a que estava acostumado. Em especial nos primeiros 15 dias de vida, ele ainda não consegue manter uma temperatura corporal estável, independente de como está o clima.

A partir da segunda quinzena, seu sistema termorregulador começa a amadurecer e a encontrar um equilíbrio entre a temperatura ambiente e sua própria. Mas é somente após completar um mês, que o recém-nascido passa a sentir frio ou calor de maneira mais parecida aos adultos.

Geralmente, essa adaptação vai até os seis meses porque sua delicada pele ainda está em formação e é muito frágil. Até esta idade, ele precisa mesmo é ficar mais protegido.

Mas atenção: um dos maiores erros no Inverno é agasalhar demais o bebê!

O ideal é que a temperatura corporal varie entre 36,5 e 37,2 graus. Uma maneira rápida de verificar se o bebê está bem é tocar o pescoço da criança, que não deve estar frio, quente ou suado. Como as extremidades do corpo costumam ser mais frias por conta da circulação sanguínea, mãos e pés não são indicados para aferir a temperatura com precisão.

Por garantia, é sempre bom checar com um termômetro caso o neném esteja inquieto, chorando sem motivo aparente ou com o rostinho levemente vermelho. Ele pode estar sentindo calor e suando desnecessariamente! 

Roupas em excesso propiciam uma transpiração inadequada, deixando a pele úmida e podendo causar brotoejas ou doenças respiratórias. Prefira peças de algodão, um tecido respirável que facilita a troca de calor do bebê com o ambiente - ao contrário de produtos de lã e materiais sintéticos, que podem também causar alergias e irritações na pele.

A melhor maneira é vestir a criança em camadas


Como vestir bebê recém-nascido no InvernoComece com um Body, que ajuda a manter o peito do bebê bem protegido, e uma Calça. Depois, coloque um Macacão de manga longa. Se achar necessário, use um Casaquinho por cima. As camadas facilitam nas trocas de fralda e permitem ajustar mais rapidamente a temperatura retirando algumas peças quando o bebê estiver com calor. O mesmo vale para a hora de dormir! É durante o sono que o organismo recupera energia e produz hormônios que ajudam a regular a memória, o apetite e o desenvolvimento do neném. Tanto as sonecas curtas quanto os sonos noturnos mais longos devem ser tranquilos e confortáveis!

Cuidado com as extremidades!

O recém-nascido perde muito calor pelos pés, mãos e cabeça. O uso de Meias, Luvas e Gorros é essencial quando está mais frio e sempre que for sair de casa. Uma Manta leve é um item indispensável para proteger do vento e na hora de dormir.

A Baby Pima tem uma variedade de roupinhas e acessórios confeccionados com 100% algodão Pima peruano, o melhor algodão do mundo para o enxoval do bebê. Aqui na nossa loja online você encontra lindos e confortáveis modelos para meninas e meninos 0 a 2 anos. Navegue e encante-se!

Foto: Javi_indy / Freepik

Texto originalmente publicado em 17/06/2017 e atualizado em 19/06/20019.


Confira outras dicas sobre maternidade:

Como cuidar da pele do bebê no Inverno?
Como dar banho no bebê recém-nascido?
Os benefícios do aleitamento materno
Dicas para a hora de amamentar
O que levar na bolsa de passeio do bebê?

 



Postagem anterior Postagem seguinte


  • Anne B Saito em

    Dicas excelentes.
    Obrigada por compartilhar.

  • Pamela em

    Adorei as dicas!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados