Carrinho 0

Data provável do parto: Como calcular?

gravidez

Descobriu a gravidez, mas não sabe como calcular a data provável do parto? Acompanhe a leitura e entenda algumas formas de saber qual o dia esperado para o nascimento do seu bebê!

 

Como descobrir quando o bebê irá nascer?

A descoberta da gravidez é um momento de muita alegria e expectativa. Após a surpresa, que pode vir por meio de um teste de farmácia ou um exame de sangue, é muito importante realizar a primeira consulta com um obstetra que indicará qual a data provável do parto e dará outras informações sobre essa fase tão incrível.

Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas de como a possível data do parto é calculada por esses profissionais. Para entender melhor como esse cálculo é feito, leia abaixo!

Como calcular a provável data do parto pela data da última menstruação?

Pela data da última menstruação, a forma mais utilizada para calcular a possível data do parto é através da Regra de Naegele.

A Regra de Naegele consiste em adicionar 7 dias ao primeiro dia da data da última menstruação. Além disso, caso essa data seja nos meses de janeiro, fevereiro e março, é necessário acrescentar 9 meses ao cálculo. Caso a data da última menstruação seja nos outros meses, é preciso subtrair pelo número 3. Veja exemplos!

  • Exemplo 1: Quando a data da última menstruação for nos meses de janeiro, fevereiro ou março.
    Data da última menstruação: 12/02/2021
    Dia: 12+7= 19
    Mês: 02+09= 11
    Data Provável do Parto: 19/11/2021
  • Exemplo 2: Quando a data da última menstruação for nos meses de abril até dezembro.
    Data da última menstruação: 15/08/2020
    Dia: 15+7= 22
    Mês: 08-03= 05
    Data Provável do Parto: 22/05/2021

Como calcular a possível data do parto pelo gestograma?

 

Como obstetra calcula a data do parto com o gestograma?

O gestograma é um instrumento em formato de disco muito utilizado por obstetras para indicar a data provável do parto. Para saber a data, basta posicionar a seta sobre o dia e mês do primeiro dia da última menstruação e verificar a seta correspondente ao dia e mês da data prevista do parto.

E se a gestante não souber a data da última menstruação?

Quando a mulher não se recorda da data da última menstruação (DUM), mas se lembra do período do mês em que a mesma ocorreu, é possível considerar como data da DUM os dias 5, 15 e 25, dependendo se o período foi respectivamente no início, meio e fim do mês.

Após isso, é possível calcular a data prevista para o parto a partir da DUM presumida.

Como calcular a provável data do parto pela primeira ultrassonografia gestacional?

Para confirmar a data prevista para o parto e a data da última menstruação, é importante realizar a primeira ultrassonografia. Através deste exame é possível verificar a idade gestacional de acordo com o tamanho do bebê, permitindo prever a data provável do parto.

É interessante ressaltar que essas datas podem variar conforme o método utilizado e que a gravidez pode chegar até 42 semanas sem riscos de vida para a mamãe e a criança.

Por isso, é essencial manter a calma e entender que a data provável do parto é apenas uma previsão do nascimento, servindo de parâmetro para o preparo dos pais e da família que aguardam esse momento tão especial.


Texto: Andreza Almeida, bióloga, redatora e educadora perinatal

Foto: Shurkin_son / Freepik

Veja outras dicas do blog Baby Pima sobre gestação e cuidados com o bebê:



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados