Carrinho 0

Comemore conosco o Dia Mundial do Algodão

algodão pima

Em 07 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Algodão! A iniciativa do ICAC (Comitê Internacional Consultivo do Algodão, em tradução livre), junto com outras entidades internacionais, tem como objetivo mostrar aos consumidores como o algodão é importante no nosso cotidiano. O tema de 2020 é: 'Algodão, a fibra que me move'. Conheça um pouco sobre essa fibra, melhor matéria-prima para roupinhas de bebê!

Desde quando o algodão existe?

O algodão é cultivado em diferentes partes do planeta há pelo menos seis mil anos! Há registros históricos do seu uso que datam de 4.500 anos a.C. em locais como Egito, Sudão e Ásia e Américas. Os incas, no Peru, e os mexicanos do Vale de Tehuacán, por exemplo, já dominavam técnicas como extração da fibra, fiação e tecelagem antes da chegada dos europeus ao continente americano. Foi só a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, que o algodão tornou-se realmente popular na Europa e espalhou-se pelo mundo, transformando-se na mais importante fibra têxtil dentre as naturais, artificiais e sintéticas.

Atualmente, o algodão é uma das principais culturas de fibras do mundo. É produzido em mais de 100 países - com média anual de 35 milhões de hectares de plantação - e comercializado em mais de 150, movimentando a economia de 350 milhões de pessoas (ou 100 milhões de famílias)!

As fibras do algodão são as melhores?

Dia Mundial do Algodão World Cotton DayO algodoeiro é uma planta de poucas exigências e que se desenvolve melhor em locais com condições climáticas mais áridas. A grande maioria da produção mundial de algodão - cerca de 97% - é de variedades de fibras curtas e médias. Os 3% restantes são algodões de fibras longas e extra-longas plantados no Peru, Estados Unidos e Egito, variedades que geram tecidos de mais qualidade.

O algodão egípcio, conhecido como Giza, é mais branco, brilhante e resistente. Já o algodão Pima, tanto o peruano como o norte-americano, tem a cor natural "branco cremoso" e possui a mais fina e longa fibra que existe. Por isso, é tão macio, brilhante, resistente e não forma bolinhas mesmo com muitas lavagens. Por todas essas características, o algodão Pima - em especial o peruano - é considerado por muitos especialistas o melhor algodão do mundo!

 

Quais os outros usos do algodão?

O algodão está super presente no nosso dia-a-dia. Seu principal uso é na indústria têxtil - o algodão em pluma é o escolhido para a criação de fios e tecidos. Já o algodão em caroço vira óleo comestível e biodiesel e é utilizado em misturas para rações animais e adubos. A celulose do algodão é usada para produção de alguns tipos de papel, inclusive o papel-moeda das cédulas de dinheiro de diversos países.

O algodão hidrófilo, que passou por processo de branqueado e esterilização, é o mais indicado para uso hospitalar, curativos e produtos de higiene para limpeza da pele por ter maior capacidade de absorção. O óleo extraído de sua semente é a base de óleos de essências, cremes hidratantes e sabonetes. O algodão faz parte até da indústria bélica, empregado na preparação de pólvora e explosivos.

O algodão é sustentável?

Ao contrário de tecidos sintéticos, o descarte indevido de peças de algodão não impacta tanto o meio ambiente pois suas fibras são biodegradáveis, compostas de material orgânico, e levam apenas três meses para se decompor por completo

Além de sua indiscutível qualidade, o Pima peruano é também uma variedade muito sustentável de algodão. Sua produção - exclusiva de Piura, região de vales próxima à costa noroeste do Peru não utiliza pesticidas ou fertilizantes e é colhida manualmente para não danificar suas fibras extra-longas.

Todas as roupinhas para bebê menina e bebê menino e acessórios para o recém-nascido da Baby Pima são confeccionados com 100% do legítimo e mais puro algodão Pima peruano, tecido suave e delicado como a pele do bebê. 

Saiba mais sobre o Algodão Pima:



Postagem anterior


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados