Carrinho 0

Dicas para a hora de amamentar!

dicas

Amamentar é um momento de muita interação e amor entre o bebê e a mãe. Confira alguns cuidados para ajudar nessa experiência única e transformadora!

Amamentação bebê leite materno recém-nascidoPreparação
É super importante escolher um local calmo para a hora das mamadas para que mamãe e recém-nascido fiquem relaxados e conectados. Prefira um lugar silencioso e arejado, onde vocês não sejam interrompidos. Uma poltrona no quarto do neném, por exemplo, é uma excelente opção. Deixe por perto lanchinhos e algo para você beber - de preferência água, água de coco, sucos ou chás. A lactante deve manter-se bem alimentada e hidratada, pois seu corpo gasta muita energia para a produção do leite!

Frequência
Tente criar uma rotina de acordo com as necessidades de seu filho para que ele não fique longos períodos sem se alimentar. O estômago do recém-nascido é pequenininho e não cabe muito leite dentro, por isso ele precisa mamar pequenas quantidades diversas vezes ao dia. Você pode oferecer o peito sempre que ele demonstrar que está com fome, e o intervalo entre as mamadas não deve ultrapassar três horas. O ideal é não esperar ele acordar com muita fome, chorando desesperadamente - quanto mais nervoso ele estiver, mais difícil será acertar a pega.

Deixe-o sugar o leite à vontade, até ele soltar sozinho do peito. Caso pare de mamar porque dormiu, acorde-o delicadamente fazendo carinhos no rosto, orelhas, mãozinhas ou pés. Se mesmo assim ele não voltar a mamar, tire aos poucos suas roupinhas para despertá-lo.

Pega
A maneira como o bebê se encaixa no peito é fundamental para o sucesso da amamentação. Ele deve abocanhar quase toda a aréola, não apenas o mamilo. Assim, a sucção será mais fácil, e a possibilidade de machucados no bico do seio diminui.

Almofada amamentação recém-nascido leite materno bebêNa hora de fazer a pega, leve o bebê ao peito, nunca o contrário. O neném deve ficar com o corpo voltado para o seu, barriga com barriga, com a cabeça mais elevada que o bumbum, na altura do seio. Com o tempo, vocês vão descobrir outras posições agradáveis para ambos.

A boca dele deve estar bem aberta, com os lábios para fora, como um "peixinho", para a parte inferior do lábio e a língua serem as primeiras a "grudar" no peito. Caso tenha dificuldade, pressione a mama e espalhe um pouco do que sair na aréola e no bico para incentivar o bebê pelo cheiro do leite. Aproxime-o e puxe delicadamente seu queixo para baixo para que ele abra a boca. Outro truque é fazer uma "pinça" em forma de C no seio, com o indicador e o polegar. Sentir dor no mamilo ou escutar barulhos diferentes dos de sucção e deglutição durante a mamada, como estalos na língua ou semelhantes a um beijo, indica que a pega não está correta. Se isso acontecer, tire o bebê do peito e recomece.

Posição
Sente-se de maneira confortável, pois cada mamada costuma durar, em média, de 15 a 20 minutos. Almofadas próprias para amamentação ajudam a apoiar os braços e evitar dores musculares. "Se pensarmos no tempo em que ficamos amamentando ao longo do primeiro ano de vida do bebê, são muitas, muitas horas! É importante cuidar da postura, caso contrário, a lombar e o ombro começam a reclamar", conta Daniela Rotbande, psicopedagoga, empreendedora e mãe da Laura e da Nina.

"Quando amamentei minha filha mais velha, tive orientação de uma fisioterapeuta, que me ensinou a ter sempre um apoio a mais além da almofada de amamentação para não sobrecarregar o ombro. Acontece que nem sempre eu lembrava de pegar o apoio extra e acabava amamentando em uma postura que não favorecia o ombro. Aí, vieram as dores nas costas. Faltava um produto que resolvesse isso de forma mais simples."

Com base em suas experiências maternas, Daniela idealizou o projeto 'Meu Nani', uma almofada de amamentação com formato diferenciado, onde a mãe consegue se apoiar de maneira mais adequada. "O Nani ajuda a manter o ombro relaxado e o bebê na posição correta. E isso faz muita diferença! Bebê confortável mama mais tranquilo!". Veja neste vídeo qual a postura ideal para usar o 'Meu Nani'!

Almofada amamamentação bebê

Dica final
Tente descansar o máximo que puder entre cada mamada! A rotina da amamentação é muitas vezes exaustiva, principalmente no início. Ficar esgotada física e emocionalmente pode afetar sua produção de leite. Não sinta vergonha em pedir ajuda para o marido, familiares e amigos mais próximos!

Fotos: Pixabay e Meu Nani


Conheça outras dicas sobre amamentação e maternidade:

Os benefícios do aleitamento materno!
Baby Pima apoia a Semana Mundial da Amamentação 2018!
Qual a melhor posição para a grávida dormir?
Os benefícios do Pilates durante a gravidez
A importância da música durante a gestação
Os sons e o vínculo afetivo durante a gravidez 



Postagem anterior


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados