Carrinho 0

O que é doula?

gravidez

Se você vai ser papai ou mamãe já deve ter visto esse termo em algum lugar, mas afinal, o que é doula? Trata-se de uma profissional que pode te ajudar durante a gestação, no pós-parto e, principalmente, durante o trabalho de parto. Quer saber um pouco mais sobre o papel da doula? Acompanhe a leitura!

O que é doula?

O termo significa “mulher que serve” e trata-se de uma profissional que provê assistência à mãe durante o parto e nos cuidados com o recém-nascido. Essa figura veio para suprir a necessidade atual de outras mulheres durante o parto, já que isso era comum antigamente. A função da doula é acalmar, encorajar e trazer uma maior assistência emocional à mulher em meio ao trabalho de parto.

Apesar de ainda não ser um membro da equipe obstétrica, evidências demonstram que a presença dessa figura reduz os riscos de depressão pós-parto, beneficia a relação mãe e filho e também é capaz de auxiliar em uma amamentação bem-sucedida. Sendo assim, ter uma doula durante o acompanhamento da gestação, no parto e pós-parto pode ser muito vantajoso para a saúde da mãe e do bebê.

O que a doula faz?

Além de conceder suporte emocional, encorajar e tranquilizar a parturiente, a doula é responsável por manter um ambiente adequado e de acordo com as preferências da gestante, assegurando a sua privacidade e conforto no parto.

Doula acompanha grávida na sala de parto?

As doulas são aptas a oferecer formas de alívio da dor e progresso do trabalho de parto sem utilização de medicamentos, como através de massagens, banhos, técnicas de respiração e sugestão de posições.

Antes do parto, a doula tem um papel importante ao compartilhar informações sobre a gestação, parto e cuidados com o bebê. Dessa forma, explica os procedimentos, ensina como elaborar um plano de parto e ajuda a mulher a se preparar física e psicologicamente para esse momento tão aguardado.

A doula pode ter o papel de intermediar o contato entre a mãe e a equipe médica durante o trabalho de parto, sendo útil, inclusive, nos partos via cesárea. São profissionais aptas a auxiliar a mãe nos primeiros cuidados com o recém-nascido, além de ajudar durante a amamentação, ensinando a pega correta e posições adequadas para amamentar.

O que a doula não faz?

É importante destacar que a doula não é médica e nem enfermeira, por isso, não realiza procedimentos dessa natureza, como aferições de pressão arterial, dilatação, batimentos cardíacos fetais e prescrição de fármacos. Dessa forma, não substitui nenhum profissional da área da saúde, nem o acompanhante por direito da parturiente.

Do mesmo modo, não é papel da doula interferir, discutir ou questionar as intervenções médicas.

A doula é uma figura muito importante que traz informações durante a gestação, além de encorajar e tranquilizar a parturiente e auxiliar nos primeiros cuidados com o recém-nascido, orientando também quanto à amamentação. Dessa forma, tem uma função especial tanto no parto natural como na cesárea.

Caso este artigo tenha sido útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outros futuros pais a entender o que é doula e o seu papel durante o trabalho de parto e cuidados com o recém-nascido.

Texto: Andreza Almeida, bióloga, redatora e educadora perinatal

Veja outras dicas do blog Baby Pima sobre gestação e cuidados com o bebê:



Postagem anterior


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados