Carrinho 0

Por que é tão importante cortar as unhas do bebê?

cuidados com bebê

Manter as unhas do bebê cortadas corretamente é super importante para protegê-lo de arranhões e doenças! Unhas compridas aumentam a chance de ele machucar os olhinhos ou o rosto e também podem acumular sujeiras - o que é um perigo, já que recém-nascidos costumam colocar a mão na boca com frequência!

Colocar luvinhas no recém-nascido ajuda a diminuir o risco de ele se machucar, principalmente enquanto dorme.

Quando cortar as unhas do recém-nascido pela primeira vez?

Como cortar as unhas do bebê

Vários bebês já nascem com as unhas um pouco grandes, e o primeiro corte muitas vezes é realizado na própria maternidade pela equipe de enfermagem neonatal. No início, as unhas são mais fininhas, flexíveis e até quebradiças - e é normal mamães e papais terem certa dificuldade para cortá-las. Uma opção é lixá-las até que fiquem mais firmes.

Nas primeiras semanas de vida, é até possível tirar o excesso de unha com as mãos. Elas são tão molinhas que a parte comprida se quebra de forma simples e sai sem muita resistência.

Com que frequência devemos cortar as unhas do bebê?

As unhas dos bebês costumam crescer rapidamente, mas, como cada um tem seu ritmo próprio de desenvolvimento, não há uma regra sobre a periodicidade dos cortes. Em média, corta-se as das mãos de uma a duas vezes por semana e as dos pés com uma frequência mais espaçada. O ideal é sempre prestar atenção no tamanho das unhas e apará-las quando achar necessário.

E não se assuste se o bebê chorar durante os cortes. Você não o está machucando ou provocando qualquer tipo de dor. O choro costuma ser uma reação ao pequeno desconforto que ele pode ter por não conseguir movimentar a mãozinha na hora do corte.

Qual o melhor horário para cortar as unhas do bebê?

Escolha um momento em que o recém-nascido esteja calmo e relaxado - pode ser logo após do banho ou as mamadas ou até quando ele estiver dormindo. Procure um ambiente calmo, sem barulhos ou distrações e com boa iluminação. Sente-se de maneira confortável tanto para você quanto para o bebê.

À medida que cresce, a criança costuma começar a ficar mais inquieta, e seus movimentos podem atrapalhar na hora de cortar as unhas. Procure distrai-la com algo que ela goste - com um brinquedo, por exemplo - para que sua atenção se fixe em outra coisa e ela se mexa o menos possível. E não tenha vergonha de pedir ajuda para outra pessoa! Muitas mamães e papais preferem fazer dessa forma por achar mais fácil e seguro: enquanto um segura a mãozinha do bebê, o outro corta as unhas.

Faça do corte um momento de interação e carinho. Procure transformar tarefas cotidianas em hábitos lúdicos para que sejam prazerosas e sem traumas.

Quais os cuidados ao cortar a unha do bebê?

  • Use utensílios próprios para bebê! No mercado estão disponíveis tesouras e cortadores especiais, com bordas e pontas arredondadas que diminuem a possibilidade de machucados, e até modelos com lupa acoplada, para ajudar a enxergar melhor.
  • Atenção: é essencial que o bebê tenha tesoura, cortador e lixas exclusivos! Eles devem usados para cortar apenas as unhas do neném - e de mais ninguém! -, evitando a contaminação e reduzindo o risco de infecções!
  • Sempre lave suas mãos e confira se o kit de manicure do bebê está também corretamente higienizado!
  • O corte deve ser reto, pois cantos arredondados podem encravar. Se achar necessário, lixe um pouco os cantos apenas para tirar eventuais pontas afiadas que podem causar arranhões. Quando o bebê começa a engatinhar e arrastar as mãozinhas no chão, aumenta a chance das unhas encravarem. Aumente os cuidados para que não aconteça.
  • Segure a mãozinha da criança com firmeza, para evitar qualquer movimento voluntário ou involuntário, e pressione a ponta do dedo para baixo. Assim a unha fica mais visível, facilitando o corte. Posicione-se de forma perpendicular ao dedo para evitar cortes mais profundos. Unhas muito curtas são mais propensas a inflamações, pois uma parte do dedo fica exposta!
  • E não esqueça de limpar as mãozinhas e roupas do bebê depois que acabar de cortar suas unhas! Restos de unhas nele ou no espaço em seu entorno são um risco: ele pode engoli-los, aspirá-los ou machuca os olhos!

Foto: Onlyyouqj / Freepik

Veja outras dicas de maternidade do Blog da Baby Pima:

Qual o sabor do leite materno?
O que levar na bolsa de passeio do bebê?
Cuidados com a saúde do bebê no Outono
Como vestir o bebê no Inverno?
Como dar banho no bebê recém-nascido?
Como medir o tempo da gestação?
Como evitar pernas e pés inchados durante o Verão?
Os benefícios do aleitamento materno
Dicas para a hora de amamentar
Qual a melhor posição para a grávida dormir?
Quais são os benefícios do Pilates durante a gestação?
A importância da música durante a gestação
Os sons e o vínculo afetivo durante a gravidez

A Baby Pima Brasil apoia a Semana Mundial da Amamentação!



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados