Carrinho 0

Principais cuidados com a higiene do bebê

cuidados com bebê

Os cuidados com a higiene do bebê são muito importantes para manter a saúde e o bem-estar dos recém-nascidos e crianças maiores. Por serem tão sensíveis, qualquer brecha pode se tornar um foco de infecção e trazer muito desconforto aos pequenos. Caso você queira saber como manter a higiene do seu bebê em dia, acompanhe a leitura e veja quais precauções você deve ter.

Quais são os principais cuidados com a higiene do bebê?

Higienize sua pele adequadamente

Com relação à pele, o indicado é mantê-la sempre limpa e fresquinha, evitando assim, a formação de assaduras, alergias e outras irritações.

Tenha cuidado com a hora do banho

Cuidados com a higiene do recém-nascidoOs cuidados durante o banho também são importantes. Nesse sentido, esteja atento à temperatura da água, que deve estar morna entre 36,5 ºC e 37,5 ºC. Caso não possua um termômetro, verifique com o cotovelo a temperatura. Escolha um bom horário para dar o banho no bebê, lembre-se que construir uma rotina é importante desde cedo. Nos dias mais frios, opte por dar banho em um horário que estiver mais quente.

Use sabonetes neutros, preferindo os glicerinados e líquidos, evite produtos com perfumes tanto na hora do banho, como na troca de fraldas. Antes de colocar o bebê na banheira, limpe bem o seu bumbum para que não haja contaminação da água. Coloque todos os itens ao alcance das mãos. Lave apenas com água o rosto do bebê, depois higienize a cabeça e o corpo com sabonete. Não se esqueça de lavar bem o umbigo, principalmente dos recém-nascidos.

Com as meninas, tenha cuidado de lavar bem a parte externa da vulva, antes de higienizar o bumbum. Para os meninos, manipule a glande sem forçar, somente para realizar a limpeza.

Faça a limpeza das orelhas corretamente

As orelhas dos bebês devem ser limpas regularmente, mas não tente utilizar cotonetes na parte interna dos ouvidos. O ideal é limpar a área externa durante o banho e secar com uma toalha macia. Caso julgue necessário, utilize o cotonete para secar a parte externa após a higienização.

Atente-se ao tempo de troca da fralda

Como fazer a higiene do bebê recém-nascidoTrocar as fraldas regularmente é importante para evitar assaduras, além de manter o bebê sempre sequinho e confortável.

Limpe as meninas no sentido de cima para baixo, desde a vulva até o ânus, evitando assim, possíveis infecções.

O pediatra poderá indicar uma pomada para evitar o contato do bumbum do bebê com a umidade da fralda.

Limpe o umbigo a cada troca de fraldas

O umbigo do bebê deve ser limpo em toda a troca de fraldas. Para isso, é preciso utilizar o álcool 70% e efetuar a limpeza utilizando uma haste flexível. Lembre-se de levantar o coto umbilical e limpar também a parte debaixo.

Mantenha as unhas limpas e aparadas

As unhas dos bebês crescem muito rapidamente, por isso, é importante mantê-las sempre aparadas, evitando assim que a criança se arranhe e que haja o acúmulo de sujeira. Há algumas tesouras e cortadores próprios para bebês que podem ajudar nesse processo.

Limpe a boca do bebê regularmente

A boca do bebê deve ser higienizada a cada mamada. Para isso, utilize uma fralda limpa e água filtrada. Após o nascimento dos dentinhos, uma consulta com um odontopediatra é indicada para que se siga as recomendações desse profissional.

Higienize o nariz do bebê

Como limpar o rosto, o nariz e a boca do bebêO nariz do bebê deve ser limpo, pelo menos, uma vez ao dia. O momento do banho é um bom horário para realizar esse procedimento. Mantenha o bebê inclinado para frente e aplique, com uma seringa sem agulha, soro fisiológico em uma narina.

Aguarde a expulsão pelo lado oposto, caso não ocorra a saída do líquido, não se preocupe! É comum as crianças ingerirem e isso não faz mal!

Repita o processo na outra narina. Caso o bebê esteja congestionado, o uso de um aspirador nasal é recomendado.

Os cuidados com a higiene do bebê devem fazer parte da rotina. Aproveite esses momentos para se conectar ao seu filho e fazer desse instante um tempo de troca de carinho e amor. Em caso de dúvidas, não hesite em buscar o auxílio do pediatra. A higiene feita de forma correta é a principal maneira de prevenir infecções

Texto: Andreza Almeida, bióloga, redatora e educadora perinatal

Fotos: Freepik

Veja outras dicas de maternidade do Blog da Baby Pima:



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados