Os cuidados com a higiene do bebê são muito importantes para manter a saúde e o bem-estar dos recém-nascidos e crianças maiores. Por serem tão sensíveis, qualquer brecha pode se tornar um foco de infecção e trazer muito desconforto aos pequenos. Caso você queira saber como manter a higiene do seu bebê em dia, acompanhe a leitura e veja quais precauções você deve ter.
Quais são os principais cuidados com a higiene do bebê?
Higienize sua pele adequadamente
Com relação à pele, o indicado é mantê-la sempre limpa e fresquinha, evitando assim, a formação de assaduras, alergias e outras irritações.
Tenha cuidado com a hora do banho
Os cuidados durante o banho também são importantes. Nesse sentido, esteja atento à temperatura da água, que deve estar morna entre 36,5 ºC e 37,5 ºC. Caso não possua um termômetro, verifique com o cotovelo a temperatura. Escolha um bom horário para dar o banho no bebê, lembre-se que construir uma rotina é importante desde cedo. Nos dias mais frios, opte por dar banho em um horário que estiver mais quente.
Use sabonetes neutros, preferindo os glicerinados e líquidos, evite produtos com perfumes tanto na hora do banho, como na troca de fraldas. Antes de colocar o bebê na banheira, limpe bem o seu bumbum para que não haja contaminação da água. Coloque todos os itens ao alcance das mãos. Lave apenas com água o rosto do bebê, depois higienize a cabeça e o corpo com sabonete. Não se esqueça de lavar bem o umbigo, principalmente dos recém-nascidos.
Com as meninas, tenha cuidado de lavar bem a parte externa da vulva, antes de higienizar o bumbum. Para os meninos, manipule a glande sem forçar, somente para realizar a limpeza.
Faça a limpeza das orelhas corretamente
As orelhas dos bebês devem ser limpas regularmente, mas não tente utilizar cotonetes na parte interna dos ouvidos. O ideal é limpar a área externa durante o banho e secar com uma toalha macia. Caso julgue necessário, utilize o cotonete para secar a parte externa após a higienização.
Atente-se ao tempo de troca da fralda
Trocar as fraldas regularmente é importante para evitar assaduras, além de manter o bebê sempre sequinho e confortável.
Limpe as meninas no sentido de cima para baixo, desde a vulva até o ânus, evitando assim, possíveis infecções.
O pediatra poderá indicar uma pomada para evitar o contato do bumbum do bebê com a umidade da fralda.
Limpe o umbigo a cada troca de fraldas
O umbigo do bebê deve ser limpo em toda a troca de fraldas. Para isso, é preciso utilizar o álcool 70% e efetuar a limpeza utilizando uma haste flexível. Lembre-se de levantar o coto umbilical e limpar também a parte debaixo.
Mantenha as unhas limpas e aparadas
As unhas dos bebês crescem muito rapidamente, por isso, é importante mantê-las sempre aparadas, evitando assim que a criança se arranhe e que haja o acúmulo de sujeira. Há algumas tesouras e cortadores próprios para bebês que podem ajudar nesse processo.
Limpe a boca do bebê regularmente
A boca do bebê deve ser higienizada a cada mamada. Para isso, utilize uma fralda limpa e água filtrada. Após o nascimento dos dentinhos, uma consulta com um odontopediatra é indicada para que se siga as recomendações desse profissional.
Higienize o nariz do bebê
O nariz do bebê deve ser limpo, pelo menos, uma vez ao dia. O momento do banho é um bom horário para realizar esse procedimento. Mantenha o bebê inclinado para frente e aplique, com uma seringa sem agulha, soro fisiológico em uma narina.
Aguarde a expulsão pelo lado oposto, caso não ocorra a saída do líquido, não se preocupe! É comum as crianças ingerirem e isso não faz mal!
Repita o processo na outra narina. Caso o bebê esteja congestionado, o uso de um aspirador nasal é recomendado.
Os cuidados com a higiene do bebê devem fazer parte da rotina. Aproveite esses momentos para se conectar ao seu filho e fazer desse instante um tempo de troca de carinho e amor. Em caso de dúvidas, não hesite em buscar o auxílio do pediatra. A higiene feita de forma correta é a principal maneira de prevenir infecções.
Texto: Andreza Almeida, bióloga, redatora e educadora perinatal
Fotos: Freepik
Veja outras dicas de maternidade do Blog da Baby Pima:
- 10 problemas que todas as mães enfrentam com recém-nascidos
- Umbigo do bebê: Quais cuidados devemos ter?
- Por que é tão importante cortar as unhas do bebê?
- Como dar banho no bebê recém-nascido?
- O nascimento dos dentinhos do bebê!
- O que levar na bolsa de passeio do bebê?
- As roupinhas ideais para bebês de 0 a 3 meses