Carrinho 0

As roupinhas ideais para bebês de 0 a 3 meses

enxoval do bebê

Você sabê qual a roupinha certa para cada fase do bebê?

Saber escolher as roupinhas ideais para cada faixa etária é muito importante para o conforto do bebê. O enxoval deve ser montado com itens práticos, aconchegantes e adequados às suas necessidades. Dê preferência a peças de algodão, um tecido respirável de origem vegetal e indicado para a delicada pele ainda em formação do recém-nascido.

Ao nascer, o neném leva um tempo para se adaptar à vida fora do útero. Mais precisamente, precisa de cerca de três meses para se adequar a sua nova realidade, período conhecido como quarto trimestre da gestação ou exterogestação.

Quais as roupinhas ideais para o recém-nascido?

De 0 a 3 meses o bebê passa a maior parte do tempo deitado dormindo, por isso, suas roupas não devem ter botões ou zíperes nas costas para não machucá-lo.

bebe enxoval algodao pima peruanoTambém devem ser fáceis de colocar e tirar para que não seja preciso movimentá-lo demais na hora de vestir e a cada troca de fraldas. Modelos que se abrem por inteiro - como macacão com fecho frontal de botões de pressãobody cruzado (também conhecido como body kimono) - são excelentes opções.

A gola deve ser folgada ou possuir botões para que a frágil cabecinha da criança passe sem apertar; e os botões devem ser sem níquel para reduzir a possibilidade de alergias.

Como vestir o recém-nascido?

No primeiro ano de vida, em especial nos três primeiros meses, a pele do recém-nascido está em formação. Seus vasos sanguíneos ainda não estão totalmente desenvolvidos, e ela é super fina e frágil. Por isso, é tão difícil para o bebê regular sua temperatura corporal. Suas mãozinhas e pezinhos são mais frios do que o resto do corpo e também mais propensos a irritações e alergias - por isso é tão importante protegê-los com luvinhas e meias.

Com que roupa vestir bebê 0 a 3 mesesMas, apesar de perder mais calor por conta da delicadeza de sua pele, a sensação térmica do neném é praticamente idêntica a de um adulto. Cabe a mamães e papais ficar atentos aos sinais para entender se o bebê está com calor ou frio, suando ou irritado com variações de temperatura.
Quando começa a sentir desconfortável com o frio, por exemplo, o recém-nascido costuma espirrar, soluçar e ficar com as extremidades mais geladas.

Os modelos mais indicados para o primeiro trimestre de vida são bodies (de mangas curtas ou longas), calças com ou sem pezinhos (também chamadas de mijões ou culotes) e macacões (curtos e longos). Você pode montar conjuntinhos com essas peças, no estilo "cebola"! 

Usar um body como uma "segunda pele" é prático e evita que o neném fique com as costas ou a barriga descobertas ao se mexer ou quando é carregado pelo adulto. Em dias mais quentes, um body de manga curta é suficiente para protegê-lo. Se ele demonstrar que está com frio, basta acrescentar outras roupinhas por cima do body: uma calça, meias ou até um macacão de manga longa.

E atenção: monte o enxoval com peças apropriadas à estação do ano em que o bebê vai nascer e ao local em que vai morar. Cidades com clima frio pedem roupas mais quentinhas; as mais quentes, modelos mais leves.

Fotos: Freepik

Mais dicas sobre como vestir o bebê:



Postagem anterior


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados