Carrinho 0

o melhor algodão do mundo

O melhor algodão do mundo é um algodão puro extra longo de origem certificada, como o algodão Pima peruano utilizado por Baby Pima

Ao montar o enxoval do bebê, é provável que você se depare com uma infinidade de opções, cores e modelos. Avaliando e comparando todas as alternativas, você certamente dará preferência a peças de algodão, que é um tecido natural de alta qualidade, e o mais recomendado por pediatras e especialistas, por ser um tecido respirável e muito confortável para a delicada pele do bebê.

Mas você sabia que existem diferentes tipos de algodão?

E que um tipo especial de algodão supera todos os demais quando se trata de conforto, respirabilidade e durabilidade? Reunimos uma breve introdução para ajudá-lo a entender os detalhes da qualidade do algodão.

Os três principais tipos de algodão

Embora muitas vezes sejam identificados com mesmo nome, os tecidos de algodão podem ser de três tipos: upland, egípcio ou pima. Eles são diferenciados pelo comprimento de sua fibra, que são os pequenos fios finos que compõem um pedaço de algodão cru.

O algodão Upland (Gossypium hirsutum) é o algodão comum, feito de fibras curtas que oferecem qualidade confiável a um preço acessível. É também o mais utilizado, representando quase 90% de todo o algodão produzido em todo o mundo.

Os 10% restantes consistem em dois algodões de qualidade superior - algodão egípcio e algodão pima. Ambos os algodões são na verdade a mesma espécie de “algodão extra longo” (Gossypium barbadense). Essas fibras mais longas tornam o tecido mais macio e mais forte do que o algodão Upland. O algodão extra longo é plantado em áreas específicas, demanda cuidados especiais de cultivo e é colhido manualmente. Por isso, seu custo de produção é maior e sua oferta um pouco mais restrita.

Como saber se estou comprando uma peça de algodão Pima?

Infelizmente, a pureza não é uma característica verdadeira para muitos itens que dizem conter algodão extra longo. Devido à produção ou divulgação inescrupulosa, muitos produtos de algodão rotulados como “algodão egípcio" ou “algodão pima” não são o que eles dizem ser.

Um teste realizado nos Estados Unidos revelou que 80% dos algodões vendidos como egípcio ou pima são, na verdade, feitos de uma mistura de algodão inferior.

Além disso, no caso, do algodão egípcio qualquer algodão cultivado no Egito pode tecnicamente ser rotulado de "algodão egípcio" - mesmo que não seja da espécie algodão extra-longo de alta qualidade que possui o mesmo nome. 

Este tipo de rotulagem confusa prejudica os consumidores. Mesmo para consumidores bem informados pode ser bem difícil reconhecer a verdadeira composição de um tecido sem ter uma visão de toda a cadeia de suprimentos.

Então, como você pode confiar que realmente está adquirindo roupas de algodão pima ou de algodão egípcio?

Primeiro, verifique a etiqueta. Qualquer peça com o rótulo "100% algodão" ou "algodão peruano" ou "100% algodão peruano" é provavelmente algodão comum.

Se, no entanto, o rótulo indicar algodão egípcio e algodão pima, veja se ele passa no teste de toque. O tecido é extraordinariamente suave? Se assim for, o tecido pode ser feito de algodão extra-longo.

Entretanto, fique atento, pois se for uma mistura de algodão extra-longo com algodão comum, a peça perderá rapidamente a suavidade na primeira lavagem.

A única maneira de ter certeza de que você está comprando algodão pima autêntico é por verificação científica. Por isso, a Baby Pima monitora todo o processo de produção, para garantir que nossos produtos contêm nada menos que o mais puro algodão pima. Isso não é apenas um discurso; é um compromisso genuíno. Cuidamos de toda cadeia produtiva, para que você possa ficar tranquilo sabendo que comprou as roupas de bebê confeccionadas com o melhor algodão do mundo.

 

Nota: Testes realizados pela Applied DNA Sciences (ADNAS) que publicou estudos consecutivos entre 2009 e 2012.

Saiba mais: