algodão Pima peruano
o que é o algodão Pima?
É uma das mais nobres espécies de algodão e é considerada por muitos especialistas como o melhor algodão do mundo.
O nome científico do algodão Pima é Gossypium Barbadense. Sua planta cresce como um pequeno arbusto com flores amarelas e sementes pretas. Produz fibras extra longas - com comprimento de 38mm a 41mm. Para efeito de comparação, a fibra do algodão convencional chega no máximo a 31mm.
O cultivo do algodão Pima exige muito sol e um clima de elevada umidade e pluviosidade.
por que o algodão Pima é especial?
Entre todas características do algodão, a que mais diferencia o algodão Pima de outras espécies de algodão convencional é sem dúvida, a qualidade de sua fibra. A fibra do algodão Pima é a fibra mais fina e mais longa que existe, e justamente por isso, requer menos "emendas" no momento da fiação. Com menos "emendas" e "nozinhos", menor a chance de rompimento, o que torna o fio do algodão Pima mais forte e íntegro do que a maioria dos outros algodões.
Esta característica permite a confecção de um tecido de algodão extremamente macio e delicado, resistente e também de fácil manutenção e cuidado, pois pode ser lavado na máquina e não forma bolinhas, mesmo após sucessivas lavagens.
de onde vem o algodão Pima?
O algodão Pima originou-se no Peru, há mais de 5.000 anos. Atualmente é cultivado na região da Piura, área de vale do Rio Piura, ao norte do deserto de Sechura, a 981 km ao norte de Lima e próximo a fronteira com o Equador.
Este local próximo ao deserto de areia e as montanhas andinas é o melhor lugar do mundo para o cultivo do algodão Pima, pois apresenta temperatura média anual de 34.2º C e recebe duas correntes oceânicas ao mesmo tempo: a corrente fria de Humboldt (13-20°C) e a corrente quente El Niño (20-27°C).
Esses fenômenos climáticos beneficiam a cultura do algodão, uma vez que proporcionam certo nível de umidade que favorece a produção do Gossypol, uma cera natural que reveste as fibras do algodão Pima e que proporciona um brilho natural e maior suavidade ao tecido.
O Gossypol também possui propriedades antifúngicas, que torna este tipo de algodão naturalmente resistente a insetos. Com isso, não é necessário o uso de pesticidas e agrotóxicos para o cultivo do algodão Pima.
Por todas essas características, o algodão Pima é o tipo de algodão mais indicado para a confecção de roupas, principalmente a produção de enxoval de bebê e de roupas de bebê como:
O algodão Pima é cultivado na região da Piura a 70 metros acima do nível do mar - sem uso de pesticidas e fertilizantes.
Sua colheita é feita manualmente para não danificar sua fibra extra-longa, que é até 45% mais fina que o algodão convencional e até 50% mais resistente que as fibras convencionais.
Sua colheita é feita manualmente para não danificar sua fibra extra-longa, que é até 45% mais fina que o algodão convencional e até 50% mais resistente que as fibras convencionais.
body de bebê, calça de bebê, casaco de bebê, macacão de bebê, pijama de bebê, short de bebê, vestido de bebê, gorro de bebê, luvas para bebê, babador para bebê, paninho de boca e manta para bebê.
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização da Baby Pima Brasil.
Foto: Sourcing Jounal.