Carrinho 0

algodão Pima peruano


o que é o algodão Pima?

É uma das mais nobres espécies de algodão e é considerada por muitos especialistas como o melhor algodão do mundo.  
algodao-pima
nome científico do algodão Pima é Gossypium Barbadense. Sua planta cresce como um pequeno arbusto com flores amarelas e sementes pretas. Produz fibras extra longas - com comprimento de 38mm a 41mm. Para efeito de comparação, a fibra do algodão convencional chega no máximo a 31mm.

O cultivo do algodão Pima exige muito sol e um clima de elevada umidade e pluviosidade.

por que o algodão Pima é especial?

Entre todas características do algodão, a que mais diferencia o algodão Pima de outras espécies de algodão convencional é sem dúvida, a qualidade de sua fibra. A fibra do algodão Pima é a fibra mais fina e mais longa que existe, e justamente por isso, requer menos "emendas" no momento da fiação. Com menos "emendas" e "nozinhos", menor a chance de rompimento, o que torna o fio do algodão Pima mais forte e íntegro do que a maioria dos outros algodões.
Esta característica permite a confecção de um tecido de algodão extremamente macio e delicadoresistente e também de fácil manutenção e cuidado, pois pode ser lavado na máquina e não forma bolinhas, mesmo após sucessivas lavagens.

de onde vem o algodão Pima?

algodão Pima originou-se no Peru, há mais de 5.000 anos. Atualmente é cultivado na região da Piura, área de vale do Rio Piura, ao norte do deserto de Sechura, a 981 km ao norte de Lima e próximo a fronteira com o Equador.
Este local próximo ao deserto de areia e as montanhas andinas é o melhor lugar do mundo para o cultivo do algodão Pima, pois apresenta temperatura média anual de 34.2º C e recebe duas correntes oceânicas ao mesmo tempo: a corrente fria de Humboldt (13-20°C) e a corrente quente El Niño (20-27°C).
Esses fenômenos climáticos beneficiam a cultura do algodão, uma vez que proporcionam certo nível de umidade que favorece a produção do Gossypol, uma cera natural que reveste as fibras do algodão Pima e que proporciona um brilho natural e maior suavidade ao tecido.
O Gossypol também possui propriedades antifúngicas, que torna este tipo de algodão naturalmente resistente a insetos. Com isso, não é necessário o uso de pesticidas e agrotóxicos para o cultivo do algodão Pima.
 
O algodão Pima é cultivado na região da Piura a 70 metros acima do nível do mar - sem uso de pesticidas e fertilizantes.
Sua colheita é feita manualmente para não danificar sua fibra extra-longa, que é até 45% mais fina que o algodão convencional e até 50% mais resistente que as fibras convencionais.
 
Por todas essas características, o algodão Pima é o tipo de algodão mais indicado para a confecção de roupas, principalmente a produção de enxoval de bebê e de roupas de bebê como: 
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total, parcial ou divulgação comercial deste conteúdo sem prévia autorização da Baby Pima Brasil.

Foto: Sourcing Jounal.